De acordo com o dicionário Michaelis, a linguagem visual é "o conjunto de signos gráficos, de imagens, de gestos etc., que tem o sentido da visão como instrumento de percepção." Fotógrafos, pintores, escultores, designers compartilham entre suas obras a importância de captar a atenção do seu espectador através da visão, com elementos que transmitam uma mensagem para o público que deve ser alcançado.
Sendo assim, para os fotógrafos, além de estudar a parte técnica da fotografia, criar um estilo próprio que comunique suas fotos com visual e personalidade própria se torna algo vital para quem busca se destacar como um profissional capaz de viver do seu trabalho. E isso acaba se tornando bastante complicado em um mundo onde fórmulas milagrosas, hacks infalíveis e receitas de sucesso seduzem aqueles que buscam resultados rápidos aos montes.
Ansel Adams, um dos maiores mestres da fotografia e famoso por suas imagens incríveis de paisagens cita que “A fotografia, antes de tudo é um testemunho. Quando se aponta a câmara para algum objeto ou sujeito, constrói-se um significado, faz-se uma escolha, seleciona-se um tema e conta-se uma história, cabe a nós, espectadores, o imenso desafio de lê-las”. Assim, fica fácil entender a importância de dominar a linguagem visual no seu trabalho.
E surge o Hangar. A proposta trazida por seu idealizador, Geovanne "Nacho", é ser um grupo de estudos e acompanhamento avançado para fotógrafos e videomakers finalmente dominarem a linguagem da Fotografia. Ou seja, um clube de estudos avançado onde os membros estudam em comunidade, semana após semana o que realmente importa.
Os temas abordam o estudo da imagem além de fotografia: cinema, pintura e até desenho. Tudo para que os membros possam construir uma linguagem visual única. Além disso, o aspecto mercadológico também é abordado através do mercado das artes, com ênfase na economia criativa, gestão, marketing e networking necessários para um negócio de fotografia.
Abaixo, você confere o papo que rolou com o Geovanne no Mobcast sobre o Hangar:
E aqui, você pode ter uma ideia de como os conteúdos são abordados no Hangar, com essa análise do fotógrafo Jeremy Snell, "um cinematógrafo e fotógrafo que vive atualmente em New York e é conhecido por seus traços característicos de trabalhar contornos e saturação" trazida pelo Geovanne no Youtube:
Gostou do que viu? Então acesse já o Hangar e saiba como fazer parte dessa comunidade e elevar o nível do seu trabalho. As vagas abrem em períodos específicos, então é bom ficar de olho. E diga que foi indicação nossa, eles vão amar saber ;)
Até o próximo post aqui no #mobgrafando.