O Mobgrafando surgiu em 08 de janeiro de 2018 com o objetivo de servir de espaço para que os amantes da fotografia mobile - ou mobgrafia como é conhecida atualmente - possam mostrar seus trabalhos, interagir com outros mobgrafistas e trocar experiências. A data foi escolhida por ser o dia nacional do fotógrafo, que faz alusão a quando a primeira câmera fotográfica chegou no Brasil, em 1840. Mas apesar de ter um objetivo bem definido, o projeto começou mais na raça do que pelo planejamento.
O idealizador do projeto - @dantas.james - teve sua primeira experiência com comunidades mobile em 2014. Ao comprar seu primeiro smartphone da linha Lumia - o saudoso Lumia 520 - ele começou a buscar maneiras de explorar melhor sua câmera e deu de cara com o Nokia Connects, que depois foi rebatizado para Lumia Voices. O Lumia Voices era além de perfil nas redes sociais, um fórum que concentrava o melhor que os usuários da dos smartphones Lumia produziam, com desafios, interações orgânicas, destaques e até prêmios. A comunidade acabou encerrando suas atividades em 2016, e a Microsoft deixou de investir em smartphones pouco depois. Assim, ele teve que mudar de smartphone, e encontrar uma nova comunidade para interagir.
Em 2017, comprando o Zenfone 3, o James conheceu a Asus Fanáticos e o #minhafotocomzenfone, e uma nova fagulha se acendeu. Interagindo diariamente com a comunidade e conhecendo novas pessoas, acabou em contato com outros projetos, como o Mobilegraphia BR, uma das maiores comunidades sobre fotografia com smartphones do Facebook, e o IG Alagoas, um hub local dedicado a mostrar as belezas do estado. Depois de tanta inspiração e tantas experiências, surgiu a inquietação, a de fazer algo único que fosse inclusivo, abrangente e fácil de entender, a ponto de ter a participação tanto de entusiastas como a de profissionais.
O primeiro post do Mobgrafando foi em 02 de janeiro de 2018 com uma foto do idealizador James Dantas. Na época, o segundo administrador do projeto era do @jr_axe, que também contribuiu com 3 fotos. O início das atividades de repost foi em 8 de janeiro, considerada a data oficial de inauguração do projeto.
O valor principal do Mobgrafando é ajudar a comunidade a evoluir através de interações genuínas e orgânicas, que abram portas para oportunidades de colaboração e criação de amizades. Para isso, o perfil se baseia em 3 princípios básicos:
- Toda fotografia com smartphone é bem-vinda, não importa a categoria do aparelho, todos tem oportunidade;
- Posts diários, com um usuário diferente por dia, para que as chances sejam democráticas. O usuário escolhido só volta a aparecer novamente no perfil se sua foto for selecionada como destaque ou no mês seguinte, para que não haja repetição e por consequência favoritismo.
- Todo o conteúdo criado serve para ajudar os mobgrafistas a entenderem melhor a fotografia e conseguirem resultados espetaculares com seus aparelhos.
A seleção das fotografias que entram no feed é feita através da hashtag #mobgrafando, e para ser elegível, os usuários deve cumprir alguns requisitos básicos: ter o perfil público, usar a hashtag em suas publicações e identificar o aparelho utilizado para o clique. Essa identificação pode ser feita de 3 formas: na própria legenda, escrevendo o nome do aparelho por extenso; na biografia do perfil (não recomendado caso use mais de um aparelho para fotografar); através de hashtag no post (a solução mais usada pelos mobgrafistas por ser discreto).
No fim de cada mês, a foto mais curtida é eleita o destaque do mês, e o seu autor ou autora ganha um destaque especial no perfil através de um selo exclusivo criado pela artista Marília Silva, do perfil @rabiscando.sonhos - uma chance de mostrar o seu trabalho e dar dicas aos colegas e seguidores.
Para acessar o perfil e começar a participar da seleção de posts com suas imagens, acesse: www.instagram.com/mobgrafando
E O QUE DIFERENCIA O MOBGRAFANDO DE OUTROS PROJETOS?
Na época do surgimento da comunidade em 2018 já tínhamos como intenção fazer o que outras páginas de fotografia mobile não tinham. A partir daí, surgiram as Moblives - lives com convidados da própria comunidade que ajudam a mostrar como as pessoas constroem seus trabalhos usando o smartphone como ferramenta. Essas lives foram evoluindo ao ponto de conseguirmos convidar outros produtores de conteúdo admirados pela comunidade para compartilhar suas experiências, e aqueles que perdiam as lives ficavam tristes por não conseguirem ver o conteúdo. O segundo adm atual do projeto, o Thiago Mello (@arteregistrada) foi o primeiro convidado das Moblives, curiosamente sendo nosso primeiro case de um hábito que iria se repetir até hoje: muitos de nossos convidados fazem a primeira live da vida quando aceitam nosso convite.
Com isso, surgiu o Mobcast - o podcast do Mobgrafando que traz o áudio das lives para você ouvir onde e quando quiser na sua plataforma favorita, seja ela o Spotify, Deezer, Apple Podcasts ou Orelo. As lives acontecem sempre aos sábados às 21h e os podcasts lançados na quarta-feira, e você pode maratonar os episódios sempre que quiser ouvir um papo específico e aprender sobre um estilo de fotografia.
Para ampliar os conteúdos, vídeos passaram a ser produzidos e disponibilizados no Youtube para que os mobgrafistas tenham acesso a informação relevante. Além de dicas de fotografia, sugestões de apps e serviços e unboxings e análises de produtos adquiridos pelos adms fazem parte do que pode ser visto por lá.
E para finalizar, caso esse seja o seu primeiro contato com o Mobgrafando ou se você passou a seguir a página em 2020, deixo abaixo os links para baixar os e-books comemorativos dos anos 1 e 2 do projeto. Uma verdadeira viagem no tempo de como o projeto evoluiu e contou com tanta gente bacana para a sua construção.
Até o próximo post aqui no #mobgrafando.